Malu e eu : Como eu incentivo a leitura com a minha filha.

Ola pessoal,

Como alguns já devem saber eu tenho uma linda filha.rs. Ela tem 3 anos , não sabe ler, mas como a literatura é algo que eu sempre amei, desde a infância, eu sempre tive uma preocupação em incentiva-la a esse gosto,porem sem forçar, pois apesar de considerar importante queria que fosse algo natural.

Então, desde que ela nasceu eu adquiro livros infantis, a maioria bem baratos, alguns saíram de graça, consegui adquirir ,por exemplo, algumas coleções de incentivo a leitura do Itau.

Eu sempre tentava , pegava um livrinho e ia lendo para ela, ela me interrompia, pegava o livro e começava a ver as figuras, então partíamos para nomeá-las . No ano passado ela entrou para o maternal,lá tinha um programa de estimulo a leitura e de quinze em quinze dias vinha um livro para eu ler com ela. Segundo os trabalhinhos que as professoras mandavam na escola ela fazia até desenhos (surrealistas ) referente a história, comigo ela só repetia algumas palavras que eu falava , se interessava pelas gravuras e não desenhava nada não.rs. (acho que esses trabalhinhos deveriam vir com melhores explicações. hahaha) 

Esse ano ela demonstra maior interesse, ela ganhou uma coleção da Turma da Mônica A a Z e de vez em quando ela pega um e pede para eu cantar, pois como alguns são rimados acredito que soa como musiquinha nos ouvidos dela.

Acredito também que o exemplo ajuda bastante, tenho tido mais tempo para ler em casa ,então ela vendo se interessa, já filmei ela me imitando ler, balançando a cabeça como se estivesse passando pelas palavras.

Esse ano ela esta em uma creche municipal ,mas acredito que não devo deixar apenas por conta dos professores, educação também é responsabilidade dos pais.

Sou muito a favor do estimulo a leitura, pois levam a criança para um mundo lúdico que entendo que seja importante nessa fase de desenvolvimento.

Espero que tenham gostado.

Até logo! ^^