Reutilizar,desapegar...

Ola pessoal ,

Já tem um tempo que quero comentar aqui no blog sobre um costume que adquiri, o de reutilizar e desapegar.

O de reutilizar começou a amadurecer na minha mente quando eu comecei a planejar a minha gravidez e quando ela de fato ocorreu ficou mais concreto e foi ai que criei coragem e aderi as fraldas de pano moderna,até hoje quando eu vejo uma matéria sobre o assunto eu leio comentários assombrados, mas não tem muito tempo que era super comum usar APENAS fraldas de pano e nem era tão práticas quanto as atuais.Lembro também que quando começaram a ficar comum as fraldas descartáveis ainda alternavam com as de panos e de repente usar apenas as de panos se tornou um absurdo. Minha primeira motivação foi econômica ,porem é ótima para o meio ambiente ,nos primeiros meses da Malu até usei as descartáveis e fiquei assustada com a quantidade,principalmente sabendo quanto tempo elas ficam na natureza.Segui com as de pano até o inicio do desfralde da Malu.


E partindo dai, a ideia de reutilizar ficou muito natural, foi quando ouvi falar nas varias opções de absorventes intimo reutilizáveis, entre elas o coletor menstrual, que não é um absorvente.rs.Dessa vez não foi a economia que me cativou,mas sim a proposta de menos lixo e mais comodidade nos dias que estamos menstruando, foi difícil acreditar,então teve a Black Friday e resolvi comprar para experimentar. O primeiro ciclo não foi fácil, o canal Papo de Copinho  me ajudou muito a tirar dúvidas e me adaptar, o segundo ciclo em diante foi mais tranquilo.

O desapego já veio de um medo mesmo. Eu assisti muito o seriado do Viva sobre acumuladores compulsivo e comecei a achar que estava seguindo essa linha, então comecei a me desfazer do que não prestava mesmo, a doar o que sabia que tinha alguém precisando e até vender algumas coisinhas. Tenho uma casa pequena e ela agradeceu por isso. :)

Agora por qual motivo disse isso tudo? Primeiro,pois foi uma experiência boa para mim ,então a gente compartilha e segundo, pois somos bilhões de pessoas no mundo,se cada um fizer sua parte mesmo que não seja apenas desapegando e reutilizando o mundo começa a melhorar , a natureza ta ai pedindo socorro e as vezes a gente só sabe reclamar que ninguém faz nada enquanto ficamos parados também.

 Uma atitude sustentável é fundamental para que essa mudança ocorra.Sozinhos somos uma gota, juntos somos o oceano.




Até mais!