Resenha: Um estranho no ninho




Autor: Ken Kesey
Editora: Bestbolso
Páginas: 418


Sinopse - Um Estranho no Ninho - Ken Kesey (fonte: Skoob)

Um clássico da contracultura que retrata os psicodélicos anos 60. O romance Ken Kesey é inspirado em suas próprias experiências quando participou de pesquisas com drogas psicoativas no centro psiquiátrico do Menlo Park Veterans Hospital (Califórnia). Um estranho no ninho é protagonizado por R.PMcMurphy, um preso que escapa da condenação fingindo-se de louco.McMurphy é internado em um hospício, sob a a tutela da sádica Chefona, a enfermeira Ratched, que comanda os internos com suas rigorosas sessões de terapia e eletro choque.Aos poucos McMurphy percebe que o hospício pode ser muito pior que a prisão, nesse novo universo cercado de pacientes inseguros, ansiosos e constantemente dopados.Pessoas que buscaram refúgio da sociedade no hospício.Um livro louco, mas muito real.



Minha opinião sobre o livro: 

É um livro que me considerei lenta para ler, pois leio rápido livros que me intrigam,que me deixam curiosa para saber o que vai acontecer,não é o que causou Um estranho no ninho na primeira parte do livro, achei bem previsível, mas não menos interessante, pois o que faltou de mistério sobrou de reflexão,porém, a partir da segunda parte, tudo ficou mais interessante e o livro tornou-se “devorante”,não me prendi mais ao previsível, mas sim ao que estava acontecendo.

 Como vimos na Sinopse, o autor se baseou em experiências reais e cada situação que eu lia, pensava, “Meu Deus!Isso acontecia?Será que ainda não acontece?.” 

Enquanto lia vinha sempre em minha mente o ditado: “De médico e louco todo mundo tem um pouco.” E me peguei assim durante a leitura, analisando e me identificando. 

O livro é narrado pelo Sr.Bromden, um dos pacientes Crônicos, achei interessante esse ponto de vista, pois assim entendemos tanto a mente dos pacientes quanto a do McMurphy. E como essas mentes se misturam no decorrer da leitura.

Ao final me surpreendi e me emocionei.Não foi previsível como esperei, tive uma mistura de sensações.
Realmente é um livro incrível, recomendo a todos, principalmente para quem gosta de refletir sobre a mente humana.

Até logo!^^